Ana Carolina Ussier

Uma mulher viajante, com sol em aquário e lua em sagitário. Tenho muitas versões: engenheira por formação, gerente de projetos por convicção e dançarina por vocação, mas acima de tudo uma grande incomodadora inconformada. Apaixonada por inclusão social e pelo universo feminino. Vivendo pela África Ocidental desde 2017, agora sem residência fixa.

 

Conheça mais

 

© 2017 by Carolando no Mundo. Todos os direitos reservados

Siga os tambores

- Expedição em Gana - 
23 FEV 2020 - 07 MAR 2020

Que tal celebrar o Carnaval de 2020 conhecendo um pouco da África Ocidental?

Quando você lê a palavra "África" qual é a primeira coisa que você pensa? Eu penso em diversidade, em cores, em música e em dança. Gana é um dos países desse enorme continente que mais tem ligação com o Brasil. Você sabia, por exemplo, que é de lá que vem não só o acarajé, mas também o baião de dois, a farofa, a cocada e o pé de moleque? Viajar por Gana é se conectar com nossas raízes; é aprender mais sobre uma parte de nossa história que normalmente não é contada. 

Durante os quase 3 anos compartilhando sobre minhas experiências pela África Ocidental eu recebi inúmeras mensagens de pessoas interessadas em também conhecer os países daqui mas inseguras de fazer isso de maneira independente, principalmente por existir pouca informação online. Eu entendo, quando cheguei aqui pela primeira vez eu também não sabia por onde começar. Muita gente me pergunta por que eu escolhi viajar por aqui e a verdade é que não foi uma escolha minha. Fui escolhida por Gana (com uma proposta de emprego) e foi assim que cheguei aqui pela primeira vez em dezembro de 2016. Desde então eu conheci coisas, lugares e pessoas incríveis e agora tenho um convite para você: vamos embarcar nessa juntas?

Eu acredito em visitar países pelo o que eles têm de melhor, não pelo o que falta. E para estrear as expedições, nosso primeiro grupo será focado em nas coisas que eu mais gosto daqui: as danças e a cultura local. 

Itinerário preliminar

  • Accra (4 dias): vamos começar com uma imersão introdutória, visitar reis e rainhas locais e provar a comida regional.

  • Cape Coast (4 dias): a segunda parte será uma imersão histórica. Essa é uma das experiências que eu considero mais importantes para entendermos mais sobre Gana e também sobre a nossa própria história. Em Cape Coast estaremos hospedadas na praia e teremos nosso primeiro contato com as danças africanas com acesso a todas as atividades (workshops e festas) do Festival de Kizomba da África Ocidental. 

  • Ada - Curso de Danças Tradicionais (5 dias): retiro de 5 dias em uma pousada na praia, com aulas de dança e de tambores com instrutores locais e outras atividades de imersão cultural. 

Turismo responsável e experiências transformadoras

Todas as atividades e o roteiro foram pensados de formar a reduzir os efeitos negativos que o turismo pode provocar e também potencializar os impactos positivos dessa experiência não apenas para quem vier comigo, mas também para as comunidades e pessoas que vão nos receber. Além disso, eu acredito muito em relações genuínas e igualitárias e em minhas viagens valorizo sempre a conexão com as pessoas do local. Por isso o número de participantes será reduzido. 

   Na África Ocidental sempre siga o som dos tambores, você nunca sabe o que te espera por lá 

O que está incluso?

  • Curso de danças tradicionais (16 horas) e percussão (4 horas) com professores locais 

  • Entradas nas atrações e guias locais nos passeios mencionados no roteiro

  • Hospedagem em quartos duplos ou compartilhados (14 noites)

  • Café da manhã e jantar em todos os dias

  • Almoços indicados no roteiro (5 dias)

  • Todos os deslocamentos terrestres (incluindo pick-up e drop-off no aeroporto de Accra)

  • Acompanhamento em português 

Bônus: 

acesso a todas as aulas e festas do West African Kizomba Festival 2020

O que não está incluso?

  • Vôos internacionais e taxas de embarque

  • Despesas com visto e outras documentações

  • Seguro viagem (recomendado) e vacinas (carteira internal de febre amarela é obrigatória)

  • Despesas médicas 

  • Bebidas (com exceção de água no curso de dança)

  • Outros gastos não mencionados 

Investimento: 

14 dias/noites

US$ 1220,00 por pessoa

Detalhes sobre forma de pagamento e política de cancelamento serão enviados por e-mail às pessoas interessadas.  Desconto aplicável para pagamento à vista. Para garantir uma experiência genuína e atender princípios de turismo responsável as vagas serão limitadas. 

Se você atua em algum projeto, ONG ou instituição de educação que promova a cultura afro-brasileira (preferencialmente dança) em regiões periféricas do Brasil e não tem condições financeiras para pagar o valor integral, entre em contato comigo. Mesmo com uma turma pequena, quero oferecer uma vaga com desconto de 50% para alguém que se enquadre nesses critérios. 

Vamos embarcar nessa experiência?

Gostou da ideia e gostaria de receber o roteiro completo com mais informações? 

Entre em contato comigo ou se preferir pode me enviar um e-mail diretamente (carol.ussier@gmail.com).